Alecrim: a planta que purifica a mente e o corpo

Thumb Alecrim: a planta que purifica a mente e o corpo

Conhecida e amada em todas as épocas, a magia do alecrim purifica de toxinas e recorda energias positivas em ambientes

índice
Informação botânica
Curiosidade: entre a história e a magia
Os Princípios Ativos do Alecrim
Propriedades benéficas e curativas
A receita para uma infusão com alecrim
Na cozinha

Informação botânica
A Rosemary (Rosmarinus officinalis) é uma planta perene generalizada na região do Mediterrâneo. Prefere habitats marítimos e solos de areia e seixo, mas também se adapta bem ao húmus não muito rico em nutrientes. Ela cresce bem em áreas com um clima quente e ameno , não tem medo do frio, mas sofre de ventos fortes e mudanças súbitas de temperatura: no inverno, é preferível mover as panelas em posições abrigadas ou cobri-las com folhas isolantes. O cultivo não apresenta dificuldades particulares e é por isso que o alecrim é uma planta aromática muito comum espalhada em varandas e jardins.

Para o plantio do alecrim  é preferível utilizar panelas largas e profundas e um solo não muito compacto para evitar a estagnação da água. Também é desaconselhável usar pires para evitar que as raízes apodreçam. É suficiente para pulverizar a planta cerca de duas vezes por mês. Adubação e poda não são necessárias, mas se você quer ter uma planta mais espessa, estimule seu crescimento cortando as pontas dos galhos uma vez por ano.

A planta floresce na primavera e no verão. As flores roxas se agrupam no topo dos galhos.

Curiosidade: entre a história e a magia

Seu nome particular deriva do latim Rosae Maris, que significa rosa do mar ou orvalho do mar .

Segundo uma lenda, as flores de alecrim eram originalmente brancas, e tomaram a típica cor azul-lilás quando Maria se escondeu em seus galhos durante seu vôo para o Egito.

As propriedades curativas do alecrim são conhecidas desde os tempos antigos: os romanos costumavam usá-lo como uma erva purificadora para os ambientes, considerando que ele tinha qualidades purificadoras e que era funcional para prevenir doenças infecciosas .

Virtudes mágicas também foram atribuídas ao alecrim durante a Idade Média, usado também para construir amuletos mágicos contra os demônios, para fazer pentes especiais contra a calvície e como um remédio para afastar as traças . Acreditava-se que tinha uma influência positiva sobre os casos de amor e, por essa razão, foi usado durante os rituais de casamento como um símbolo de fidelidade.

Seu uso também estava ligado a cerimônias de morte e funeral porque era considerado um emblema da imortalidade. Ainda hoje em algumas partes do mundo há o costume de queimar folhas de alecrim em vez de incenso durante os ritos fúnebres.

O alecrim começou a ser queimado nos quartos de pacientes pestilentos para purificar o ar e, posteriormente, suas propriedades benéficas foram descobertas no tratamento de dores de cabeça e depressão .

Em 1370 descobriu-se óleo de alecrim , útil contra o reumatismo , graças a um viajante que o deu de presente a Isabella, da Hungria.

Os Princípios Ativos do Alecrim

O alecrim contém os seguintes ingredientes ativos úteis para a nossa saúde:

pineno
borneol
cânfora
cineol
saponinas
Ácido Rosmarínico
flavonóides
taninos
canfene
diterpenos
triterpenes
eucaliptol
Conforene
limoneno
Ácidos fenólicos
Vitamina C
Ácido Carnosico

Propriedades benéficas e curativas

Com seu aroma intenso, o alecrim não é apenas uma planta aromática, mas um remédio natural real do qual o corpo se beneficia muito.

Graças às suas propriedades anti-sépticas e analgésicas, é particularmente indicado para prevenir e tratar doenças infecciosas e refrescantes sazonais. Ao adicionar este ingrediente precioso na preparação de chás e enfusão, as passagens nasais estão se beneficiando de um efeito antiespasmódico e descongestionante .

O óleo essencial de eucalipto contido nas folhas atua como um eficaz calmante em casos de tosse, resfriados, gripes, asma e enxaqueca. O alecrim também é conhecido por suas propriedades diuréticas e digestivas: sua ação facilita o fluxo de bile, facilita a contração dos músculos intestinais e, portanto, reduz os distúrbios digestivos.

Acredita-se também que o cheiro de alecrim tem a capacidade de ativar e melhorar a memória , tanto que no passado havia o hábito de estudar segurando sobre a mesa um ramo desta planta.

O óleo essencial de alecrim é uma grande ajuda no tratamento de entorses, inflamação muscular e reumáticas e dores menstruais. Em virtude das suas propriedades desinfectantes e purificadoras, é também um aliado rentável para a pele, uma vez que normaliza a produção de sebo e reduz a gordura do couro cabeludo.

Além dos que acabamos de listar, o Alecrim contém muitas outras propriedades benéficas, incluindo:

Antioxidante: graças à presença de flavonoides, contrasta a difusão dos radicais livres.
Tônico: é útil para aqueles que sofrem de pressão baixa, para aqueles que estão fracos ou estressados.
Protege o fígado: ajuda a realizar a função hepática.
Tonificante e digestivo: o alecrim atua como um tônico natural para o nosso corpo e, em particular, para a pele.
Você sabia que … o alecrim previne e combate a caspa, queda de cabelo, halitose, colesterol e açúcar no sangue?

O alecrim como remédio natural pode ser usado de diferentes maneiras: como um óleo essencial , como infusão ou infusão, como tintura-mãe .

A infusão de alecrim é útil caso você tenha os seguintes distúrbios:

colesterol alto
dor de dente
diarréia
calvície
pressão alterada
dor abdominal
problemas de diurese
O óleo essencial de alecrim pode ser usado em vez dos seguintes distúrbios:

dor de cabeça
parasitas
gotas de energia
depressão
dores articulares

A receita para uma infusão com alecrim

Para preparar um simples e eficaz chá de ervas calmante, basta mergulhar alguns raminhos de alecrim (cerca de 20 gramas) em uma xícara de água fervente e deixar repousar por dez minutos, se desejar, adoçar tudo com uma colher de chá de mel . Na verdade, o mel aumenta o poder descongestionante do alecrim, trazendo benefícios consideráveis ​​para a garganta.

A infusão assim obtida também pode ser usada como uma compressa natural nas entorses para aliviar a dor, mas também como um enxaguatório bucal ou como uma máscara para o cabelo e como um tônico para o rosto e para combater a celulite.

Na cozinha
Além da preparação de infusões e fragrâncias para o meio ambiente, este precioso alimento também pode ser útil para enriquecer as mais variadas receitas. Juntamente com sálvia , manjericão , orégano e hortelã , é de fato a erva aromática mais típica e difundida da tradição italiana. Como cultivar o alecrim

ireoide,osteoporose,psoriase,sindrome do panico,depressão.

Tireoide,osteoporose,psoriase,sindrome do panico,depressão.INFORMATIVO

Posted by Saúde em prosa e verso on Thursday, February 7, 2019

SAIBA MAIS CLIQUE AQUI

Alho Causa Mau Hálito? Só Se Você quiser!

As bananas têm 17 efeitos na saúde: Quer Saber Quais São?

Que tipo de fruta é melhor para um resfriado?

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: