Beterraba vermelha – veja como são únicas as suas propriedades promotoras de saúde!

Thumb Beterraba vermelha – veja como são únicas as suas propriedades promotoras de saúde!

Beterraba vermelha – veja como são únicas as suas propriedades promotoras de saúde!

A beterraba vermelha já era valorizada nos tempos antigos por suas propriedades curativas e nutricionais. Na Polônia, é conhecido desde meados do século XV e é um dos vegetais mais populares comumente cultivados e consumidos.
 Todas as variedades conhecidas de beterraba vêm da beterraba selvagem, que cresce até hoje no Oriente Médio, entre as margens do Mediterrâneo e do Mar Negro, ao redor do Mar Cáspio e da Índia.

A beterraba tem um significado dietético especial, é uma fonte de vitaminas e muitos elementos minerais e outros ingredientes biologicamente ativos que, agindo sinergicamente, têm um efeito muito benéfico no corpo humano, proporcionando efeitos únicos à saúde. Os betacatos dão a eles uma cor vermelho-púrpura, cujo principal ingrediente é a betanina – um aminoácido com um efeito saudável.

Estes compostos desempenham um papel importante na prevenção do câncer. As melhores propriedades medicinais têm na beterraba crua, incluindo suco de beterraba não pasteurizado espremido na hora , pois mantém suas propriedades promotoras de saúde no mais alto grau.

A betanina contida na beterraba desempenha um papel importante na redução de radicais. Pode parar a cadeia de reações radicais que danificam o DNA. Graças à redução dos radicais peróxido e alcoxi, protege os lipídios, impedindo a formação de produtos de peroxidação lipídica (é um processo biológico de oxidação lipídica), que geralmente possui propriedades cancerígenas. É devido ao teor de antocianinas fortes, antioxidantes e pigmentos vermelhos, cujas beterrabas contêm as maiores quantidades.

Uma pesquisa conduzida por cientistas Olsztyn da Academia Polonesa de Ciências mostra que os betacianos têm fortes propriedades antioxidantes que resultam da estrutura de sua molécula.

Portanto, em grande parte graças a esses compostos, a beterraba está entre os dez vegetais caracterizados pela atividade antioxidante (antioxidante) mais forte . Antioxidantes são principalmente substâncias vegetais naturais que suportam os mecanismos de defesa natural das células humanas.

A betanina, juntamente com o ácido fólico contido nas beterrabas, reduz os níveis de homocisteína – é um aminoácido cujo nível muito alto leva a alterações ateroscleróticas, doenças cardíacas, derrames e alterações trombóticas. A beterraba reduz a tensão nervosa, trata a neurose, a depressão, os distúrbios do sono, melhora o bem-estar geral, aumenta a concentração e a memória .

Tudo isso se deve à betanina na beterraba – é a mesma substância usada em algumas formas de tratamento da depressão. T rptophan, que “relaxa a mente” e dá uma sensação de contentamento. Ácido fólico calmante e sedativo, bem como lítio, que intensifica a ação do magnésio e, como resultado, é produzida serotonina.

Você pode ler sobre as incríveis propriedades do lítio aqui.

A beterraba também é rica em nitratos, que são usados ​​para o organismo controlar a pressão. Os nitratos no corpo humano se transformam em óxido nítrico, fazendo com que os vasos sanguíneos relaxem e se dilatem.

Os nitratos dilatam os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo de oxigênio e sangue através dos tecidos, graças aos quais são eficazes no combate à hipertensão, além de prevenir e tratar doenças cardiovasculares e cardíacas. Uma dieta rica em nitratos também aumenta o fluxo de oxigênio e sangue no cérebro, o que evita a demência cognitiva.

Beterraba é uma fonte de poucas calorias – apenas 38 kcal em 100 g de produto. É rico em vitaminas e uma grande quantidade de elementos minerais.

Raiz de beterraba contém vitamina C, que é responsável pela imunidade. Vitaminas A e B que cuidam da sua visão e ajudam você a permanecer jovem e melhorar a condição da sua pele, cabelos e unhas. Há uma quantidade significativa de ácido fólico (B9) na beterraba, que é mínima. regula o desenvolvimento e o funcionamento das células e afeta o bom funcionamento dos sistemas no corpo.
A beterraba contém uma grande quantidade de macro e microelementos, como cálcio, magnésio, fósforo, cobre, cloro, flúor, zinco, sódio, potássio, boro, ferro, molibdênio, manganês, cobalto lítio, rubídio e césio.

Graças ao alto teor de minerais, a beterraba possui fortes propriedades alcalinizantes (alcalinas), restaura a reação alcalina do corpo, restaura o equilíbrio ácido-base do corpo, que é uma condição de saúde. Acelera a remoção de metabólitos prejudiciais (toxinas) do corpo, pois apóia a função hepática.

A beterraba também é uma maneira muito eficaz de limpar o fígado, intestino e rins. Também limpa o sangue e ajuda a excretar ácido úrico do corpo. As pessoas que consomem alimentos acidificantes em excesso, como carne, bolos, pão branco, etc. geralmente devem se beneficiar dos benefícios da beterraba para trazer o equilíbrio ácido-base para o corpo.

A beterraba é inestimável na anemia , possui ingredientes valiosos que melhoram a qualidade dos glóbulos vermelhos. O elemento chave aqui é o ferro, necessário para o transporte de oxigênio para todas as células do corpo, e o cobalto, envolvido na formação de glóbulos vermelhos.

Beterraba, graças ao alto teor de fibras , tem um efeito curativo na obesidade, acelera o metabolismo, reduz a gordura. Graças às substâncias pécticas, facilita a digestão, melhora a função intestinal, inibe processos putrefativos no intestino, limpa-os, o que também aumenta a eficiência da absorção de nutrientes.

A beterraba tem um efeito benéfico na gastrite, úlcera gástrica e hemorróidas (varizes anais) . Também possui antitussígenos, fungicidas, fortalece o sistema imunológico, combate os sintomas de gripes e resfriados e melhora a condição dos cabelos e unhas. A beterraba vermelha (betanina) produz um corante alimentar natural, marcado com o símbolo E-162 e é usado para tingir bebidas, cremes e geléias.

A beterraba crua tem as melhores propriedades curativas, incluindo suco de beterraba espremido na hora, não pasteurizado ou estabilizado com ácido L-ascórbico , pois mantém suas propriedades promotoras de saúde no mais alto grau. O suco de beterraba é melhor diluído com água morna antes do consumo, porque suas fortes propriedades alcalinizantes (alcalinas) podem causar náusea. Beterrabas, além de beterraba e borscht, também podem ser servidas em saladas, saladas, sopas, além de uma adição saborosa à carne.

Também vale a pena saber que beterraba em grandes quantidades não é recomendada em diabéticos, porque eles contêm uma grande quantidade de açúcar e podem levar a um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, pessoas com baixa pressão podem beber suco de beterraba à noite antes de dormir, porque diminuir a pressão pode levar à sonolência excessiva.

Escreva de que forma você mais gosta de beterraba e com que frequência faz parte de sua dieta?

Você Conhece os 8 Benefícios da Hortelã Para Sua Saúde?

Sopa de leite com quinoa: um prato completo, saudável e saboroso

5 Smoothie De Espinafre Perder Peso e Limpar a Pele

10 grande alimento para eliminar o edema INCHAÇO

Como é o efeito da perda de peso do chá de menta?

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: