Sopa de leite com quinoa: um prato completo, saudável e saboroso

Thumb Sopa de leite com quinoa: um prato completo, saudável e saboroso

Sopa de leite com quinoa: um prato completo, saudável e saboroso

Sopa de leite com quinoa: um prato completo, saudável e saboroso

Mesmo antes de um prato saboroso e fácil de preparar, a sopa de leite com quinoa é um primeiro prato saudável, com valores nutricionais muito altos. O mérito disso é a escolha dos ingredientes que, embora sigam o critério da simplicidade (além da quinoa), são incrivelmente eficazes. Basta ler a lista de ingredientes e conhecer brevemente as propriedades para realizá-la, para perceber o quanto essa sopa especial tem um equilíbrio perfeito.

A batata fornece uma quantidade significativa de carboidratos, mas também potássio e vitamina C. A pimenta oferece as vitaminas A e C e uma boa quantidade de cálcio. Substância, esta, que está presente em grandes quantidades no leite , que também fornece proteínas. A quinoa , finalmente, contém uma grande quantidade de proteínas, carboidratos, fibras e outras substâncias “especial”, do qual vamos falar na próxima seção.

Por quinoa
A quinoa é um pouco o símbolo de uma abordagem saudável à dieta, erroneamente considerada ingênua. E, em vez disso, a quinoa é um alimento que nunca deve faltar na despensa. Em particular, para aqueles que sofrem de doença celíaca . A quinoa, de fato, é um dos poucos (pseudo) cereais que estão prontamente disponíveis para não conter glúten , para que possam ser consumidos por qualquer pessoa.

Comparado à farinha branca, contém uma quantidade muito maior de proteína. Fibra também é excelente. A quinoa, no entanto, é apreciada pela presença de muitas substâncias que geralmente não são encontradas nos cereais, mas que fazem o corpo muito bem. Por exemplo, vitamina C e vitamina E, além de magnésio . Também contém lisina e metionina, que intervêm no metabolismo, acelerando-o e apoiando-o no tratamento da insulina. Finalmente, a contribuição de potássio, ferro e cálcio é considerável .

O papel do leite A presença de leite poderia fazer com que os puristas de algumas tradições culinárias regionais revirassem o nariz. Por outro lado, uma sopa de leite não é a mais encontrada nas mesas italianas. E, no entanto, é precisamente a presença de leite que confere a esta sopa um valor agregado, um elemento que pode integrar as já excelentes propriedades nutricionais e incutir um sabor maior.

O leite, neste caso, acaba por ser compatível com a presença de vegetais como batatas, cebolas e abobrinha. Pelo contrário, dá um pouco mais de doçura que quebra os aromas oferecidos pelos outros ingredientes, o que, de outra forma, arriscaria ser achatado.

Aqui está a receita da sopa de leite com quinoa, pimentão e batata:
Ingredientes para 4 pessoas:

100 gramas de quinoa
uma batata
uma pimenta e uma abobrinha
½ litro de leite de quinoa (Meio litro)
250 ml. de água natural
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
sal a gosto

preparação:
Lave bem a quinoa e escorra. Descasque a batata e corte-a em cubos de cerca de 1 cm. Lave e descasque os pimentões de sementes e filamentos. Lave, polvilhe a abobrinha e corte em cubos. Despeje os legumes e verduras em uma panela junto com o leite e a água. Adicione o sal e deixe ferver.

Neste ponto, adicione a quinoa e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo sempre. Sirva a sopa quente.

Tempo de preparação: 40 minutos

Tempo de cozimento: 30 minutos

Nota para celíacos ou sensíveis ao glúten
Sempre verifique se os ingredientes que você usa para a preparação de suas receitas são adequados para celíacos e pessoas sensíveis ao glúten. Verifique a orelha barrada, a presença no Manual da AIC ou as indicações na etiqueta do fabricante.

Nota para intolerante à lactose
Da nota ministerial: A palavra “delattosato” foi excluída, pois era anteriormente associada à palavra “dietético”. Em vez disso, pode ser utilizada a formulação sem lactose para produtos lácteos e leite com um teor de lactose inferior a 0,1 g por 100 g ou ml

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: